top of page

Leites Vegetais

Atualizado: 8 de out. de 2022



Sabem aquela maravilha de ter sempre o leite fresco pronto para nós? Ou melhor ainda, um leite sem qualquer aditivo ou conservante?


Eu também adoro e sou fã de fazer o meu próprio leite vegetal.


Confesso que, ao início, me parecia algo complexo e do qual sempre fugi, mas hoje são alguns minutos que compensam o desfrutar de um copo de leite de origem vegetal. Para além que sai mais em conta fazer em casa. Só vantagens.


Para meter mãos à obra precisamos de um liquidificador, de um coador e de uma garrafa onde armazenar o leite. Depois é só seguir as receitas que vos deixo dos meus leites favoritos: amêndoas, coco e arroz.


Leite de Amêndoas

Um dos mais caros e saborosos no mercado, mas que em casa compensa bastante. A receita é simples.


Basta deixar as amêndoas de molho por oito horas e depois juntá-las no liquidificador com água limpa e na porção de uma chávena de chá para um litro de água. Bater tudo até ficar líquido, coar e voilá: pronto para servir.


Podem optar por fazer com as amêndoas descascadas, no final haverá menos resíduos, mas se não vos incomodar, com casca fica igualmente bom. Ou ainda com pasta de amêndoas que é ainda mais rápido.


Eu recomendo estas amêndoas que são deliciosas :)


Leite de Coco

Já imaginaram convidarem os amigos para um brunch e servirem leite de coco fresco? Garanto que vão todos adorar e querer provar.

A maneira mais simples e que recomendo sempre, é usarem coco seco ralado. Mais acessível e prático não é. Podem ainda usar manteiga de coco. E faz-se exatamente como o leite de amêndoa, mas sem ser necessário deixar o coco de molho. Por isso, é só adicionar no liquidificador com um pouco de água morna, bater bem e coar.


Nada melhor que este coco a granel para esta receita: www.mercadoorganico.pt/product-page/coco-ralado.


Leite de Aveia

Este sim, ganha o prémio de eficácia. Porquê? Porque é literalmente só juntar uma chávena de flocos de aveia com três chávenas de água (porção 1:3) e o leite está pronto em minutos.


Rapidíssimo e pronto para o pequeno-almoço. E ainda podem comprar a aveia no Mercado Orgânico. Mais fácil que isto é impossível. Deixo-vos aqui o link para facilitar.


Com vêem, não há ciência por trás dos leites vegetais e se de facto parece fácil é porque é. Podem ainda “temperar” o leite a gosto com um pouco de açúcar, algum adoçante ou até mesmo umas frutas. Que tal leite de amêndoas com morango?


Quero saber qual o primeiro que vão experimentar. Contém-me tudo.


Um beijinho da Esperança.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page