top of page

Dicas Sustentáveis da Esperança | Conservação de Alimentos

Atualizado: 8 de out. de 2022

Este artigo é para quem adora encher o frigorifico de produtos frescos, mas que quase nunca o faz porque no dia a seguir já não estão tão estaladiços, verdes ou com aquele aspeto delicioso que estavam quando entraram no cesto.

Mas calma que tudo tem solução ou eu não me chamo Esperança! :) Tomem nota das dicas.

Vamos começar nos legumes? Claro que sim.


Courgete, alho francês, feijão verde e até espinafres o segredo é: escaldar e congelar e está pronto. Recomendo dividirem na medida certa para cada refeição e depois é só cozinhar da maneira que pretendem. Sem desperdício e deliciosos.


Para a alface quem não souber o truque não anda atento ao mundo digital, já todos partilharam esta dica, mas eu estou cá para partilhar e repartilhar. Tomem nota: lavar bem, secar melhor ainda e colocar numa caixinha de vidro com papel de cozinha no fundo e entre algumas camadas de folhas – sim, eu sei que o papel não é a opção mais sustentável, mas o compostor estará à espera desse papel no final de tudo. Verde e estaladiça por mais tempo. Ah, muito importante, afastar a alface das extremidades do frigorifico para não queimar.


As cenouras querem-se submersas em água, num frasquinho fechado e de vidro para se manterem crocantes e com todas as vitaminas. O aipo pode seguir pelo mesmo caminho, mas também se pode enrolar em Bee's Wraps, tal como os brócolos.


Quanto aos tomates, escolher os que têm rama e mantê-los numa caixa de cartão. Os pepinos, ocupam a famosa prateleira dos legumes e não há muito que os possa salvar a não ser transformá-los em pickles.


Agora os doces da natureza, as nossas frutas. ;)


Para as maças o frigorifico é o ideal e aguentam por bastante tempo desde que situadas nas zonas mais estáveis do mesmo - nada de extremidades. As bananas gostam dos Bee's Wraps e vão demorar mais a amadurecer, se por acaso perderem o ponto delas recomendo panquecas ou batidos, delicioso e saudável.


Os nossos queridos antioxidantes: frutos vermelhos, lavar bem e secar e tratar como se fosse uma alface – caixa de vidro e papel de cozinha.


E no verão que não resistimos à melancia e ao melão, mantenham-nos por cortar até quererem mesmo comer, vão durar mais tempo. Mantenham Bee's Wraps à volta deles e na prateleira do meio do frigorifico.


Parece uma trabalheira, mas a prática leva a que isto seja cada vez mais automático. Quando chego a casa das compras quase que nem penso e já faço isto em uma questão de minutos, é tão bom ser sustentável.


E como sou vossa amiga levam ainda mais duas dicas: comprem sempre legumes e frutas da época que aguentam sempre mais e comprem na porção certa, assim é certo que não estragam.

Boas compras, Vizinhos.

Beijinho da Esperança.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page