Tofu de Grão de Bico da Chef Luisa Mafei

Atualizado: 25 de jul.

Ingredientes


Grão de bico (cru) (1 chávena = 180g)

Sal marinho iodado (1/2 colher de chá = 2,5g)

Água (2 chávenas = 300 ml)

8 porções


Modo de preparação



1. No dia anterior ao dia do preparo, deixe o grão de molho (mínimo de 12h).

2. Escorra a água do grão de bico demolhado e lave os grãos em água corrente com a ajuda da peneira.

3. Acrescente o grão de bico, a água e o sal no liquidificador. Bata por 5 minutos.

4. Coe com a ajuda de um voal, ou de um pano de prato limpo. Esprema bem!

5. Transfira o líquido coado para uma panela e cozinhe por 10 min em fogo médio, mexendo sempre. O líquido vai engrossar e virar um creme espesso. Um fouet é bastante útil para deixar lisinho e sem empelotar.

6. Transfira para um pote coberto com papel manteiga e leve para a geladeira por 4 horas.

7. Desenforme e está pronto!



Dicas e Armazenamento


1. Sirva frio com molho de soja, cebolinho e sésamo, ou use em receitas que levam tofu. A textura desse tofu é a do soft, e não firme, resulta bem para o tofu mexido!

2. Dura 5 dias na geladeira.

3. O resíduo pode ser temperado com azeite, tomate e oregãos, e servido sobre pães e torradas.


Indicações Nutricionais (em 100g):


Fonte de fibras (4,5g em 100g)

Fonte de proteínas (21% do valor energético)

Fonte de ferro (17% da IDR)

Fonte de potássio (16% da IDR)

Fonte de fósforo (20% da IDR)

Fonte de vitamina B1 (tiamina) (16% da IDR)

Alto teor de ácido fólico (104% da IDR)


Bom apetite!

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