A quinoa é um pequeno grão (semente), muitas vezes confundida com um cereal (como o arroz), mas do ponto de vista biológico é um pseudocereal.
Nutricionalmente um pseudocereal ou “falso cereal” assemelha-se mais às leguminosas, devido à sua percentagem de aminoácidos (proteina) e hidratos de carbono, mas é preparada e consumida da mesma forma que os cereais.
A Quinoa é original das regiões montanhosas do Peru e Bolívia. Era usada como fonte base na alimentação das civilizações pré-colombianas.
Apesar do processo de preparo ser semelhante ao do arroz, existem alguns truques e dicas que podem fazer toda a diferença no resultado final.
A quinoa pode ser usada como acompanhamento ou como base proteica numa receita. É um alimento rico e bastante versátil. Funciona bem em pratos salgados e doces.
É obrigatório demolhar a quinoa antes de cozinhar?
Os fitatos (antinutrientes) estão presentes nos grãos de quinoa, mais precisamente no endosperma, mas a percentagem não é igual à dos cereais integrais ou leguminosas. Desta forma a germinação ou a lavagem abundante já é suficiente para diminuir a sua presença.
Outra característica da quinoa é a presença de saponinas que confere um sabor amargo. Felizmente as saponinas são facilmente eliminadas na água, é comum vermos uma espuma na superfície quando estamos a lavar os grãos de quinoa.
Por essa razão é necessário lavar sempre muito bem os grãos para eliminar o sabor adstringente.
Como cozinhar quinoa?
Lavar muito bem os grãos antes de cozinhar. Usar um coador de rede fino e lavar em água corrente até sair translúcida e sem espuma.
A proporção de água é o dobro da quinoa (tal como no arroz). 1 chávena de quinoa para 2 chávenas de água.
A água deve estar a ferver quando colocamos a quinoa.
Deixamos cozinhar em lume médio alto por 5 minutos e o tacho destapado (a água vai evaporar mais rápido, mas vai dar um choque de cozedura nos grão).
Passados os 5 minutos reduzimos o lume para médio/baixo, colocamos uma colher de pau por cima do tacho e tapamos. A colher vai permitir que a água evapore mas que cozinhe lentamente. Cozinhar por mais 10 minutos ou até a água evaporar.
Quando a quinoa já estiver cozinhada é hora de desligar o lume, tapar e deixar repousar por 5 minutos.
Soltamos os grão com uma colher e está pronta.
Dicas para a quinoa ficar mais saborosa
Na água na cozedura experimenta colocar alguns ingredientes como:
Casca de limão
Ervas aromáticas (podes usar: coentros, salsa, manjericão ou hortelã)
Alguns dentes de alho (pode ser mesmo inteiro)
Folhas de louro
Especiarias como: estrela de anis, pau de canela, cravinho.
Água da cozedura de outros vegetais: brócolos, couve, cenouras.
Não precisas usar todos estes ingredientes, escolhe apenas alguns e vais ver que a quinoa fica deliciosa. Utiliza esta receita base, para fazeres outras receitas com quinoa.
Bom apetite!
Receita original: https://madebychoices.pt/como-cozinhar-quinoa-passo-a-passo/
Comments