5 inovações sustentáveis que mudaram o Mundo

Atualizado: 8 de out.


Aqui, no Mercado Orgânico, fazemos mais do que vender produtos a granel… Também partilhamos ideias que podem mudar o mundo.


Hoje selecionamos cinco ideias que trazem uma nova visão de como a tecnologia pode mudar a sustentabilidade para melhor. Tomem nota porque estas criações podem inspirar-vos a criar a vossa própria inovação.


Coletores de Lixo Aquático

Chama-se Mr. Trash Wheel e é um escavador de lixo que flutua na água enquanto a limpa. O mote da sua criação foi simples e semelhante a muitas situações que já vivemos: um habitante de Baltimore, cansado de ver o lixo a aumentar cada vez mais no porto da cidade, decidiu fazer alguma coisa e criar este ajudante que é movido a energia solar ou hídrica e que tornou a paisagem da cidade muito mais bonita e limpa.


Podem saber mais sobre este incrível parceiro da limpeza de águas aqui.



Piscinas Feitas de Contentores Antigos

Com este calor, esta ideia pareceu-nos genial (não desfazendo qualquer uma das outras). Para além de sustentável, é ainda mais acessível que uma piscina comum. Contém um sistema de filtragem, escadas, um deck e uma porta de segurança para crianças. Por dentro mantém a fibra de vidro que é de fácil manutenção e limpeza.

Quem quer instalar uma no jardim?


Conheçam aqui a marca destas piscinas sustentáveis.



Enzimas Que Comem Plástico - Portsmouth Researchers

Confessamos que esta nos deixou de boca aberta porque quando a ciência se une à sustentabilidade, sabemos que o mundo caminha para o rumo certo. Depois de anos dedicados a uma bactéria que “come plástico”, os cientistas conseguiram modificá-la de modo a acelerar o processo de destruição do plástico e integrá-la em outros organismos. Deste modo será possível integrar esta bactéria no combate à crise plástica e limpar os nossos oceanos.

Deixamos-te um artigo da visão muito completo sobre a enzima sustentável.


Barreira de Limpeza Nos Oceanos - The Ocean Clean Up

O seu criador é dos mais novos nesta lista, e foi com apenas 23 anos que ele criou uma empresa que coloca barreiras flutuantes para recolher plástico nos oceanos.

Funcionando à base de energia solar e com um sistema automático de recolha, estas barreiras são capazes de recorrer desde microplásticos até plásticos de grandes dimensões como as redes de pesca. Quando cheios, a recolha das barreiras é feita por um barco, e depois recicladas e reutilizadas.


Recomendamos esta TedX Talk para perceberes um pouco mais.



Mercado Orgânico

Por último, mas porque somos suspeitos para falar… o Mercado Orgânico. E todos os Mercados a granel que reduzem a quantidade de plástico que uma ida às compras implica.


Incluímos ainda qualquer outro negócio, idealmente português, que contribua para esta jornada da sustentabilidade de um modo constante.


Juntos chegamos sempre mais longe.


Da vossa,


Esperança.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo