top of page

Dia Mundial da Conservação da Natureza

Atualizado: 8 de out. de 2022


É tão bom ver que já deram o primeiro passo: estão aqui, e isso enche-nos o coração. Sabemos que não estamos sozinhos nesta missão de celebrar e conservar a Natureza e isso é o que nos motiva a tornar o Mercado Orgânico um lugar de todos e para todos.


Hoje, celebra-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza, criado pelas Nações Unidas e claro está, com o foco totalmente virado para as crises que a natureza tem enfrentando e a dificuldade que às vezes temos na sua conservação.


Mas, como trazer este tema para dentro de casa e motivar os mais novos a aprender e a descobrir mais?

Fácil, a brincar e a divertirem-se enquanto aprendem. Partilhamos cinco atividades que podem fazer aí em casa com os mais novos.


O Nobel da Reciclagem vai para…

Juntem uma data de produtos, limpos, que podem ou não ser reciclados – podem ser jornais velhos, guardanapos, garrafas, frascos de vidro, tudo o que houver aí por casa. Dividam os materiais em número igual para cada uma das crianças. Todos a postos? Agora é só dar a partida e ver qual deles termina primeiro e bem. Aproveitam os erros para explicar os porquês de a reciclagem não ter sido feita corretamente. Queremos saber quem ganhou.


Os artistas da casa!

Com os mesmos produtos recolhidos para o primeiro jogo e com mais algum material de apoio, deixem a imaginação dos mais novos fluir e ver o artista dentro deles surgir. Uma estátua abstrata? Um personagem surrealista? A cópia exata do vosso cão? Bom, o que queremos saber é quem se divertiu mais nesta atividade e extravasou a criatividade.


Jardineiros por um dia :)

Se houver um quintal familiar, seria o ideal, no entanto, há imensas atividades municipais que promovem o contacto com a natureza. É só juntar o útil ao agradável e pedir autorização para plantarem uma árvore num desses locais. Deem-lhe um nome e vão acompanhando o crescimento da mesma. Estamos desejosos de ver essas fotografias cheios de terra.


Diário de Bordo Sustentável

Por dia, sobram-nos imensas folhas de documentos impressos que não foram ou não são mais necessários e, aí por casa, deve haver um monte de cadernos rabiscados apenas de um lado. Que tal recolher todas estas folhas e criar um caderno com algumas linhas, agulhas e a supervisão completa de um adulto? Ideal para escreverem a vossa história ou oferecer a alguém.


Simples e Eficaz

A última dica é a mais simples, mas que todos costumam adorar: um passeio em família, seja na cidade ou no campo. Desafiem as crianças a enumerar tudo o que vêm relacionado com a natureza e a sustentabilidade. Tentem acompanhá-los neste desafio para ver quem está mais atento.


Que mais costumam fazer para divertir os mais novos de modo sustentável? Partilhem connosco as vossas ideias!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page