top of page

Vinho Biológico, são servidos?

Vamos confessar-vos uma coisinha: a equipa do Mercado Orgânico adora vinho e adora mais ainda reunir-se à mesa com os amigos e desfrutar de conversas regadas com bons sabores. 🥂


Nisto de "hoje provamos este vinho" e "levamos este vinho novo para o jantar?", os vinhos biológicos estão cada vez mais presentes na nossa mesa. E por aí? Já se serve vinho bio?


Ah, estas novas tipologias podem ser confundidas: vinhos naturais, vinhos biodinâmicos ou vinhos vegan, e não são, necessariamente, a mesma coisa... embora possam estar na mesma prateleira.


E por isso vamos decantar estes conceitos e servir um por um. 😜



Vinhos Naturais

Produzidos a partir de vinhas sem herbicidas ou pesticidas (vinhas biológicas) e respeitando o terreno com espaço para o descanso necessário. Depois disto a fermentação é totalmente orgânica e, portanto, sem adição de leveduras e sulfitos quase que nem os vemos. No fundo, um vinho quase puro e delicioso.



Vinhos Biológicos

Também conhecidos como orgânicos e muito parecidos aos primeiros até chegarem à adega onde já podem levar leveduras ou outros produtos indicados para os vinhos biológicos.


Vinhos Biodinâmicos

Estes achamos incríveis no modo de produção onde respeitam todos os processos biológicos já falados mas com a adenda de respeitarem o calendário lunar e preparações totalmente naturais com base em plantas e adubos 100% naturais. Estes vinhos respeitam a parte mais espiritual da natureza, olhando para a vinha como uma comunidade e ecossistema a ser valorizado.


Vinhos Vegan

Quase que deixávamos esta para vocês adivinharem, são vinhos que podem ou não vir de castas biológicas mas cujo principal foco é que absolutamente nada no seu processo contenham produtos de origem animal, seja na fermentação, limpeza do mosto, ou até mesmo no seu processo de poda.


No que toca aos vinhos biológicos é preciso ter em atenção que a terra precisa de estar completamente limpa, sem vestígios de produtos não biológicos para evitar contaminação. Por isso, são vinhos pouco comuns, mas estamos com esperança de ver isso mudar.



Conheciam estas novas variedades de vinho?

Se não conheciam, temos um copo meio cheio - sempre a pensar positivo - à vossa espera no Mercado. 🍷


Da vossa Esperança,

36 visualizações0 comentário
bottom of page