top of page

Penne Rigate de Lentilhas Vermelhas com Legumes

Atualizado: 25 de jul. de 2022

Tempo: 25 minutos | Doses: 4


Ingredientes:

4 dentes de alho

3 cm de gengibre fresco

1 cebola roxa grande ou 2 cebolas pequenas

1 curgete média

1 cenoura média

1 alho francês pequeno

2 laranjas

1 lima

3 rodelas de ananás

Tomilho e manjericão frescos q.b.

50g de sultanas

Azeite q.b.

100ml vinho branco

Flor de sal q.b.

Pimenta preta q.b.

Noz moscada ralada q.b.


Instruções:

1. Descasque os alhos, o gengibre, a cebola, a curgete e a cenoura. Rale o alho e o gengibre. Corte a cebola em tiras finas e a curgete em cubos pequenos. Tempere tudo com pimenta, regue com o sumo de meia lima, e reserve.

2. Esprema o sumo das duas laranjas e da meia lima restante para um copo, junte o ananás cortado em pedaços e reserve. Lave a casca de meia laranja e corte em tiras muito finas.

3. Corte a ponta e a rama do alho-francês e fique com a secção branca. Corte em tiras finas.

4. Cubra o fundo de uma panela com um fio de azeite e deixe aquecer em lume médio. Junte o alho e o gengibre ralados, a curgete aos cubos, o alho francês em tiras e a cebola roxa. Mexa, tape e deixe amaciar. Acrescente 100ml de vinho branco e deixe ferver antes de adicionar o sumo das laranjas e da lima e o ananás. Tape e deixe cozinhar.

5. Noutra panela ferva a água para cozer a massa al dente, conforme as instruções da embalagem. Escorra a massa, reservando o caldo, e adicione uma chávena do mesmo (200ml) à panela dos legumes e deixe ferver.

6. Numa pequena frigideira antiaderente, toste as sementes de abóbora e de chia, com o lume no mínimo, durante breves minutos. Verifique se os vegetais estão macios e desligue o lume. Junte a massa e a cenoura ralada e envolva cuidadosamente com os vegetais. Se necessário acrescente um pouco mais do caldo da massa, tempere com flor de sal, noz moscada ralada e tomilho fresco, polvilhe com as sementes tostadas e as sultanas e finalize com algumas folhas de manjericão frescas.



44 visualizações0 comentário
bottom of page