top of page

Inspira e Expira: Os 5 Pilares de uma Vida Consciente

Queridos vizinho, já há muito tempo que não vinha aqui dar um tete à tete com vocês, de mim para vocês.


E hoje quero vos falar sobre viver conscientemente e fazer disso uma escolha diária, é uma jornada de sustentabilidade, saúde e bem-estar.

Maaaaas, nem sempre é fácil trazer tudo isso para a nossa vida, eu sei. Por isso eu tento sempre focar-me em cinco pilares essenciais para moldar a minha vida, é sobre eles que procuro saber sempre um pouco mais para ajudar a encontrar a harmonia na minha vida.


Um Bom Sono: recarregar as energias

Se conseguem viver uma vida funcional com poucas horas de sono, eu tiro-vos o chapéu, quem me tira as minhas oito horas de sono (no mínimo sete) os neurónios falham-me, o olho treme-me e preciso de usar a máquina calculadora para somar dois mais dois. Ufa, não é fácil.

É durante o sono que o nosso corpo recupera as “maselas” do dia e que a nossa cabeça faz resete, processamos as emoções, consolidamos memórias e fortalecemos o sistema imunológico.

Para além de que com as horas certas de sono conseguimos fazer decisões mais acertadas, conscientes e enfrentar tudo e mais uma data de coisas sem problemas.

Por fim, deixo duas sugestões infalíveis para uma boa noite de sono: Deitar para dormir até às 23h e deixar tudo de tecnologia longe. Acreditem... vão melhorar muito a qualidade do vosso sono.


O que Comemos: a nutrir o Planeta de dentro para fora

A comida é a nossa gasolina, acho que isso não precisa de explicações. A nossa alimentação está extremamente conectada à nossa saúde e ao nosso meio ambiente. Daí a importância de escolhermos alimentos naturais, sazonais e biológicos garantindo todos os benefícios para o nosso corpo e para as práticas de uma agricultura sustentável. Aqui iniciamos o ciclo ecológico - tratamos do planeta, tratamos de nós. Optarmos por produtos a granel, biológicos e locais ajudam a reduzir embalagens desnecessárias, a minimizar o desperdício de alimentos e a reduzir o tempo desde a recolha na terra até ao prato.


Como Respiramos: conexão com o aqui e agora

A nossa respiração é o post it constante para nos lembrarmos da nossa conexão com o presente. Práticas de respiração consciente, profundas, como a meditação ou o yoga, ajudam-nos a acalmar a mente, a reduzir o stress e a ansiedade, a aumentar a nossa clareza mental e ajuda a reduzir o risco de doenças, por levarmos a quantidade de oxigénio certa a todos os orgãos . A cada respiração profunda, sintonizamos o nosso ritmo de vida e lembram-nos o quão presentes devemos ser. Existem várias técnicas e exploraremos brevemente todas elas.


O Que Pensamos: a nossa mente também precisa de alimento

Há uma frase que ouvi há muitos anos que dizia algo como “o nosso primeiro pensamento é instinto, o segundo é quem de facto somos”, confesso que já não me lembro do autor, mas ajudou-me bastante a perceber que podemos evitar cair em espirais de pensamentos negativos. É o nosso pensamento que molda a nossa vida e de facto tem um poder absurdo e impactante. Cada pensamento é uma oportunidade para criar um mundo melhor. Por isso já sabem, Pensamentos Positivos sempre!


O que Fazemos: Atividade consciente

A ação é o primeiro passo da transformação, ser consciente e ter uma vida consciente envolve agir de acordo com os nossos valores. Desde a atividade física que nos propomos fazer ao movimento diário em prol dos nossos objetivos de vida, são ações que têm um impacto significativo na qualidade do nosso dia a dia. Viver de modo sustentável significa ser um agente da mudança e agir para tal.


Cada um destes cinco pilares é uma peça do nosso puzzle para um mundo com mais eco e menos ego. Quando traduzimos esses aspetos para a nossa vida, não só cuidamos de nós como do planeta. Inspirar, expirar (e não pirar) conscientemente capacita-nos a viver uma vida em harmonia com a natureza e a criar um futuro mais sustentável.


Um abraço,


Da vossa Esperança


14 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page