top of page

Alimentação Bio? Lógico - Como começar uma Alimentação Biológica

Vizinhos, quem já tem uma alimentação 100% biológica? Hoje trazemos este conceito, os seus benefícios e como transformar o nosso dia a dia. 😁


Ter uma alimentação biológica é cultivar um estilo de vida mais sustentável e saudável. É mais do que apenas um ato de comer, é um estilo de vida que coloca a nossa saúde e o meio ambiente em primeiro lugar. 🍃


Saco de rede com fruta dentro em representação da alimentação biológica

 

Mas o que é de facto uma alimentação biológica?


A alimentação biológica baseia-se em escolhas conscientes e privilegia os produtos que são cultivados sem qualquer químico - pesticida, herbicida ou fertilizantes -, sem descuidar na qualidade e preservação dos alimentos e trazendo até nós o melhor da natureza. Para além de ter uma produção que escolhe métodos sustentáveis respeitando a biodiversidade, sazonalidade, o meio ambiente e o nosso planeta.


Acrescenta-se a isso a escolha por métodos de transporte e embalamento adequados, com o menor recurso possível a plásticos e outros materiais desnecessários. Indo um pouco mais longe, a alimentação biológica visa ainda os pequenos produtores e o mais local possível. Vamos agora falar de (alguns) dos benefícios destas escolhas? Não esquecer que aqui é apenas uma pequenas amostra dos imensos benefícios que temos no biológico.



Benefícios de uma Alimentação Biológica:
  • Nutrientes Aprimorados: alimentos biológicos tem, por normal, mais nutrientes essenciais como é o caso dos antioxidantes e vitaminas, e em maior quantidade. Por isso, dão aquele up na saúde fazendo-nos sentir melhor e mais saudáveis.

  • Já disse que não têm tóxicos?: Ao eliminar o uso de pesticidas e herbicidas, reduzimos a exposição a substâncias tóxicas, e portanto tudo o que ingerimos (biológico) vai ser muito mais menos tóxico para nós.

  • Preservação do solo e da água: Os métodos agrícolas que as produções biológicas escolhem, são métodos que consideram a saúde do solo e da água, garantindo a sua qualidade e preservando ao máximos os ecossistemas envolventes.

  • Bem-estar animal: Siiiim, biológico não são só vegetais e frutas, também são as proteínas animais que chegam à nossa mesa. A produção biológica segue uma variedade de processos com normas de qualidade muito mais controladas para a garantia da sua sua certificação. Nomeadamente no que toca ao bem-estar animal preservando não apenas a qualidade dos produtos, mas também a ética na criação de animais.

  • Menor impacto ambiental: Ao escolher alimentos biológicos, contribuímos para a redução da poluição do solo e da água, minimizando o impacto ambiental negativo associado à agricultura convencional.



Agora, a maior dúvida, é:

Como começar uma alimentação biológica?

A ideia é começar de modo leve, pouco a pouco, alimento a alimento e, quando damos conta, conseguimos transformar a nossa cozinha numa cozinha bio. Ora sigam as dicas que vos deixamos:

  • Passinho a passinho: a maneira mais simples é começar a introduzir alimentos gradualmente na sua dieta. Porque não começar pelos alimentos favoritos? Ou pela salada, que tende a ser o mais simples? Ou os snacks?

  • Conhecer os selos de certificação: deveremos procurar sempre por produtos com selos de certificação biológica, são estas que garantem padrões rigorosos de produção biológica.

  • Comece no Local: já ouviram falar de um tal Mercado Orgânico? 🤭 Nós prezamos pelos agricultores locais, nos vários fornecedores que escolhemos. Fornecedores que se alinham com os nossos valores e que procuram o mesmo que nós. Para além de escolhermos os produtos mais frescos e sazonais.

  • Se não houver opção: horta em casa: em breve iremos partilhar com vocês um be-á-bá de como ter a nossa mini horta em casa. Querem mais orgânico que isso? Serão os vossos próprios agricultores, 100% local e com a melhor certificação possível: a vossa.

  • Primeiro passo: educar:  a nós e aos outros. Procurem informação sobre a agricultura e alimentação biológica, os benefícios e como começar (este artigo já um ótimo começo) A última deica que podemos dar é: foquem-se no porquê desta escolha e mantenha-se fiéis a isso.



E em caso de dúvida: sigam o Mercado Orgânico. 😁


Um dos nossos objetivos para 2024 é trazer aos nossos vizinhos o máximo de informação possível sobre os nossos alimentos, os seus processos e origens. Foi algo que há muito nos desafiamos a fazer e que planeamos trazer até vocês. É só estarem atentos ao nosso blogue e redes sociais.



8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page