Rigati de Ervilha e Milho com Requeijão

Atualizado: 25 de jul.

Tempo: 30 minutos | Doses: 4


Ingredientes:

125g de rigati de ervilhas e milho

3 dentes de alho

4 chalotas

250g de couve-flor

1 curgete pequena

1 batata-doce média

150g de cogumelos frescos (brancos e/ou marrons)

1 requeijão (170g a 200g)

Tomilho e cebolinho frescos q.b.

30g de pinhões

100g de pistácios com casca

10g de sementes de sésamo branco

Azeite q.b.

vinagre balsâmico q.b.

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

1 colher de café de manjerona seca


Instruções:

Prepare todos os ingredientes descascando a batata, os dentes de alho, as chalotas, a curgete, os cogumelos e a couve-flor. Coloque uma panela com água abundante a ferver. Corte a batata em cubos e leve a cozer com uma pitada de sal. Fatie os alhos, as chalotas, os cogumelos sem pé em rodelas finas e a curgete em quartos. Corte a couve em fatias finas e reserve um pouco (50g) para ralar.

Retire os cubos de batata cozida com o auxílio de uma escumadeira e reserve. Coza a massa al dente na mesma água. Num wok ou caçarola grande, aqueça em lume vivo um generoso fio de azeite com uma folha de louro. Quando estiver bem quente, junte os alhos fatiados e deixe alourar. Adicione depois as chalotas às rodelas, envolva com os alhos, junte os triângulos de curgete, reduza o lume para médio/baixo e deixe levantar fervura antes de juntar a couve-flor, os cogumelos fatiados e um pouco do caldo da cozedura da massa (100ml). Descasque os pistácios e adicione-os aos vegetais, envolvendo. Desligue o lume e junte a massa e a batata cozida.

Numa tigela e com a ajuda de um garfo, desfaça o requeijão em 100ml do caldo da massa e junte uma colher de café de manjerona seca e reserve. Rale a couve flor que separou e tempere com pimenta preta, folhas de tomilho e cebolinho picado. Toste levemente as sementes de sésamo e os pinhões. Tempere a massa com umas gotas de vinagre balsâmico antes de a polvilhar com a couve e os frutos secos. Emprate como uma ilha, com o molho de requeijão ao redor do prato.

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo