top of page

Farmácia Natural em nossa casa

Depois de uma pandemia, e num mundo onde o stress é cada vez maior, ter à nossa disposição uma farmácia natural em nossa casa é um privilégio. Certo? 🤗

Hoje trazemos um artigo para vos ajudar a transformar a nossa cozinha num poço de saúde natural. Ah, mas nunca esquecer que por mais que estes alimentos sejam benéficos, é crucial um acompanhamento de um profissional de saúde.



Da raíz à cura, um guia para uma Farmácia Natural


Vantagens de uma Farmácia Natural


Mas Esperança, quais as vantagens de uma farmácia natural? Perguntam vocês... então vamos lá:


  1. Prevenção de Doenças: Cada vez que fazemos um post, tentamos referir as propriedades, vitaminas e benefícios de cada alimento, portanto já sabem que muitos deles contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a prevenir várias condições de saúde.

  2. Fortalecimento do Sistema Imunológico: Quem passa na nossa loja, já nos ouviu falar do shot de imunidade, não já? 😉 É porque certos alimentos, como alho, gengibre ou as frutas cítricas, são conhecidos por impulsionar o sistema imunológico, fortalecendo as defesas naturais do nosso corpo.

  3. Equilíbrio Hormonal: Quem falou em sementes como a chia e a linhaça para o nosso sistema hormonal acertou completamente. Pequeninas mas com um impacto imenso no nosso organismo. 🤯

  4. Saúde Digestiva: Probióticos naturais encontrados em alimentos fermentados promovem uma flora intestinal saudável, e nos adoramos a nossa kombucha para nos ajudar neste tópico.

  5. Gestão de Peso: Uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos integrais não só fornece nutrientes essenciais, mas também apoia a gestão de peso. E isto vai muito além da dieta, mas sim da manutenção do nosso equilibrio físico e mental.


Como começar...


A parte mais fácil é começar a nossa Farmácia Natural, principalmente quando se tem à nossa disposição tantos alimentos a granel onde basta escolher a medida certa para levarmos para casa. Comecem a fazer a lista do que não pode mesmo faltar em vossa casa:

  1. Curcuma e Gengibre: Os nossos queridos anti-inflamatórias e que podem ser adicionados a smoothies, chás ou como tempero.

  2. Alho: Conhecido pelas suas propriedades de afastar vampiros mas também bactérias, é o queridinho para o refogado português, uma delícia e um ótimo aliado nas constipações.

  3. Mel e Limão: As avós recomendavam chá de limão com mel, por algum motivo. Esta é uma combinação poderosa para impulsionar o sistema imunológico que já vem dos nossos antepassados. 🧡

  4. Folhas Verdes: Espinafre, couve ou acelga são ricos em nutrientes, o suplemento certo para a saúde ocular, óssea e cardiovascular.

  5. Chá Verde ou Matcha: Se está na moda, é porque tem os seus motivos: repleto de antioxidantes, é uma bebida excelente para a saúde geral. O ideal é tomar de banho e ter logo mais energia para o dia.

  6. Bagas: Amoras, mirtilos, morangos e framboesas são ricas em antioxidantes e podem ser adicionadas a cereais, iogurtes ou consumidas como lanche.


E não esquecer ainda os frutos secos para os ácidos essencias e proteínas, as especiarias que dariam todo um outro artigo (é melhor ficarem atentos), leguminosas para as fibras e os óleos saudáveis para dar um txan na hora de cozinhar. A verdade é que temos à nossa disposição na natureza e nas mercearias uma data de opções saudáveis para uma vida mais equilibrada e uma imunidade mais alta. E relembramos que ainda que uma farmácia natural não seja a cura de doenças e problemas é com certeza uma ajuda quer neste processo quer no processo de prevenção. 💚


E se precisarem de uma dica extra, lembrem-se que o Mercado Orgânico tem à vossa disposição um cabaz semanal ajustado a cada estação para vos ajudar a estarem preparados para o frio ou para aproveitarem melhor o calor. 😁


.

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page